Pode entrar, a casa é sua mais uma vez!
- Mariana Lima
- 28 de jul. de 2016
- 2 min de leitura

Trabalhei durante alguns anos com o processo de captação internacional de eventos. Durante esse período percebi que um dos grandes entraves a trazer eventos para o Brasil era o fato de que não tínhamos no currículo grandes eventos sediados. A partir do mês que vem, teremos 2! Dois dos maiores eventos do mundo! A gestão das obras pode ter sido desastrosa, mas, assim como na Copa do Mundo, daremos um grande show de receptividade e alegria. A Copa, foi um sucesso enquanto organização de evento. Estamos torcendo que as Olimpíadas também sejam.
Se temos problemas internos sobre superfaturamento de obras e etc, esse é um problema que temos que tratar internamente. Cobrar e punir os responsáveis! Mas dizer que o Brasil não é capaz de organizar um grande evento, isso não é verdade. Somos capazes sim! Temos excelentes profissionais dedicados inteiramente a isso. É a primeira vez que a América do Sul recebe as Olimpíadas e é nosso dever mostrar as inúmeras qualidades do nosso continente!
Volto a citar um trecho de uma matéria que escrevi nas vésperas da Copa do Mundo:
Acredito no turismo receptivo e muitos outros países também, pois a vinda de turistas gera retorno à cidade que ele visita! Não é atoa que temos tantas feiras internacionais atraindo visitantes para seus países! Não é interessante para outros países falarem bem do Brasil. É mais lucrativo incentivarem que os brasileiros saiam daqui e gastem seu dinheiro lá fora. É por isso que todos os jornais internacionais que leio destacam todos os aspectos negativos do Brasil! Eles não têm nada a ganhar falando bem!
O que não podemos é entrar no coro, externar para todos que o Brasil é um “lixo” e que os visitantes não devem vir! O fato de recebermos megaeventos não significa que o retorno será imediato, não significa que os investimentos feitos são para 30 dias. Receber um megaevento diz a outros donos de eventos que o país tem condições de receber outros eventos também! Que o Brasil não é só selva e índios! Mas que também temos hotéis, comércio, gastronomia de qualidade e tecnologia de ponta! Sou turismóloga, acredito na minha profissão e acredito principalmente no desenvolvimento econômico que a minha atividade traz.
Comments